SOCIAL

HOME > RESONSABILIDAE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Inauguramos nossa área de Responsabilidade Social no final de janeiro de 2020, em alinhamento com a Agenda ESG (Environmental, Social & Governance) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acordados pelos países membros da ONU.

Nossos objetivos são contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento integral de nosso público interno, assim como atuar no enfrentamento às demandas socioambientais de nosso público externo(parceiros, comunidade do entorno e sociedade em geral).

Pouco mais de um mês após o início de nossas atividades vimos eclodir a pandemia de Covid-19, que impactou profundamente nosso cotidiano, mas também tornou possível a cada um entender seu papel diante do que ainda viria pela frente.

 

O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

E a Speed demonstrou seu posicionamento desde o começo, por meio de várias medidas de preservação à saúde de colaboradores e clientes, como:

– Afastamento de colaboradores do grupo de risco, independentemente do período de auxílio do Governo;

– Testagem coletiva dos colaboradores;
– Acompanhamento individual por mensagens e ligações nos casos de COVID-19 suspeitos e confirmados;

– Distribuição de máscaras de proteção;

– Disponibilização de álcool 70% em gel e demais artigos de limpeza nos armazéns (Rio e SP) e em cada um dos caminhões;

– Higienização constante de espaços e equipamentos.

A Speed também procurou contribuir para amenizar as perdas financeiras de colaboradores, agregados, e até mesmo de clientes e da sua comunidade do entorno, por meio de diferentes atitudes:

– Paralisação da frota própria durante o período de baixa demanda para priorizar o trabalho de agregados autônomos;

– Doação de cestas básicas a agregados em situação de maior vulnerabilidade;

– Manutenção de empregos, apesar do esfriamento do mercado.

Em relação ao nosso público externo, exercitamos nossa cidadania com ações como:

– A Campanha Frete Isento, em que transportamos 17 toneladas de produtos de combate à Covid-19 sem cobrança de frete;

– Transporte de cestas básicas para doações por entidades assistenciais como a Casa de Leyla/ Rede Cruzada, em Petrópolis (Rio de Janeiro);

– Transporte gratuito de mobiliário, fruto de doações, à Santa Casa de São Paulo.

Além disso, divulgamos notícias úteis ao combate à pandemia por meio de nossas redes sociais.
Sabemos que somos mais fortes juntos e integrados. E é dessa forma que nossas ações de Responsabilidade Social vêm sendo planejadas e executadas.

 

O QUE ENTENDEMOS POR RESPONSABILIDADE SOCIAL

Consideramos que uma empresa é “socialmente responsável” quando ela adota, de forma voluntária, posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno (colaboradores) e externo. É uma prática espontânea, pois não está atrelada a quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade e a criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida, destacando-se aspectos de saúde (física, mental, socioemocional), educação, segurança, além de uma escuta ativa que fortaleça os seres humanos em sua integridade.

Não se trata de filantropia ou assistencialismo, mas sim, da certeza de que o verdadeiro crescimento de uma empresa só é possível quando as pessoas estão envolvidas num processo contínuo de desenvolvimento sustentável e responsável. A gestão da Speed nesta área prioriza acima de tudo a valorização e o reconhecimento de cada um do nosso time e está profundamente atrelada ao modo como desempenhamos o nosso Relacionamento Institucional.

 

SOBRE O NOSSO RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

Relacionamento Institucional ético e solidário, seja com nossos colaboradores e agregados, seja com os clientes, parceiros, fornecedores e demais empresas. Promover a ética no ambiente corporativo para nós nada mais é do que uma obrigação de todo e qualquer negócio. Sabemos que o consumidor atual está atento a esse valor e hoje mais do que nunca tem condições de exigir que ele se cumpra.

Desejamos ser uma empresa reconhecida não apenas pelo excelente serviço que prestamos, mas pelas boas relações mantidas dentro e fora de nossos escritórios e armazéns. Por isso estamos sempre atentos em melhorarmos cada vez mais nossos canais de Comunicação Interna e Externa.

Também temos como diretriz de nosso Relacionamento Institucional ser solidários com causas socioambientais de institutos e projetos idôneos, como por exemplo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUD), da ONU, que em 2021 lançou o seguinte desafio: que os próximos 10 anos sejam a “Década da Restauração de Ecossistemas”.

A Speed se junta a essa causa, apoiando a proteção da natureza para as gerações futuras. Somos #GeraçãoRestauração, somos Speed!

A seguir, os 5 princípios que nos movem:

 

  1. NOSSO MAIOR VALOR SÃO AS PESSOAS.Aqui na Speed o que temos de mais valioso são as pessoas que fazem parte dela. Temos muito orgulho da nossa equipe. É fundamental para nós que nossos colaboradores se sintam verdadeiramente valorizados e reconhecidos nos seus esforços. Queremos que a Speed seja considerada uma aliada no desenvolvimento de cada um, por isso um dos nossos objetivos principais é investir em cursos e treinamentos. Não queremos ter “apenas” profissionais competentes, qualificados, queremos ter na Speed pessoas felizes com o seu próprio trabalho, satisfeitas, sentindo que estão crescendo também junto com a empresa, que estão se desenvolvendo, melhorando cada vez mais.
  2. DESENVOLVIMENTO INTEGRAL.Isso quer dizer que não enxergamos o indivíduo desvinculado das suas outras relações de vida. Somos seres relacionais, precisamos do outro para nos reconhecermos. Levamos em conta o desenvolvimento da pessoa para além dos requisitos práticos do dia a dia do trabalho, ou seja, em vez de adotarmos uma visão funcionalista do desenvolvimento, queremos discutir os grandes temas urgentes que estão no mundo a nossa volta.
  3. Todos têm saberes que são válidos e importantes. A opinião de cada um importa. Valorizamos os estudos, o conhecimento adquirido, e é por isso que levamos tão a sério nosso investimento em cursos e formações para todos, mas entendemos que o saber não acadêmico, o saber prático também é valioso e traz conhecimento. Ou seja, tanto o saber formal, quanto o saber empírico são importantes e um não vive sem o outro.
  4. A Speed tem que ser um lugar para o qual as pessoas sintam vontade de ir. Não queremos pessoas felizes só porque produzem mais e melhor, queremos pessoas felizes porque assim elas vão se relacionar de forma mais saudável e respeitosa umas com as outras, com a sua família, com as suas crianças.
  5. CULTURA INSTITUCIONAL BASEADA NOS VALORES DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO.Acreditamos nos valores de igualdade de gênero, raça, credo, no respeito às diferenças, quaisquer que sejam elas. Trabalhamos para garantir que haja na Speed uma cultura institucional baseada nos valores de diversidade e inclusão. Hoje na Speed temos 50% dos cargos de liderança sendo ocupados por mulheres. Aproveitamos para mencionar que apoiamos o movimento de mulheres na área do transporte de carga, representado pelo projeto denominado Vez e Voz, que acontece em São Paulo (SETCESP).

 

NOSSA META

Trabalhamos para sermos uma referência de empresa socioambientalmente responsável, comprometida com a qualidade dos nossos serviços e com os interesses de nossos clientes, equipe, parceiros; transparente no relacionamento com outras empresas; solidária e comprometida com nosso entorno e com a sociedade em geral. Somos gratos aos que fizeram e fazem parte desta história!

Social

Dia Internacional da Mulher

Saiba Mais 8 de março de 2024
Social

TBT Desenvolvimento das lideranças

Saiba Mais 22 de fevereiro de 2024
Social

Solidariedade natalina

Saiba Mais 21 de dezembro de 2022
Social

DICA da Comissão de Igualdade da Speed: você já ouviu falar no “Pacto de Promoção da Equidade Racial”?

Saiba Mais 15 de dezembro de 2022
Social

Comissão antirracista > igualdade racial

Saiba Mais 8 de dezembro de 2022
Social

Comissão antirracista > igualdade racial

Saiba Mais 30 de novembro de 2022
Social

Dia Nacional da Consciência Negra – Comissão de Igualdade

Saiba Mais 20 de novembro de 2022
Social

Comissão de Igualdade

Saiba Mais 7 de novembro de 2022
Social

8º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno

Saiba Mais 27 de outubro de 2022
Social

Setembro Amarelo

Saiba Mais 10 de setembro de 2022
Social

Dia Nacional do Voluntário

Saiba Mais 29 de agosto de 2022
Social

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Saiba Mais 12 de agosto de 2022
Social

Agosto Lilás

Saiba Mais 1 de agosto de 2022
Social

Meta de Responsabilidade Social

Saiba Mais 19 de julho de 2022
Social

Arrecadação de agasalhos

Saiba Mais 29 de junho de 2022
Data Especial Social

#TBT Movimento Vez & Voz

Saiba Mais 31 de março de 2022
Social

Movimento Vez & Voz

Saiba Mais 28 de março de 2022
Social

SOS Petrópolis

Saiba Mais 18 de fevereiro de 2022
Social

Área Social > Desenvolvimento integral

Saiba Mais 17 de fevereiro de 2022
Social

Já planejou as suas metas para 2022?

Saiba Mais 21 de janeiro de 2022
Notícias Social

Tbt prêmio sustentabilidade

Saiba Mais 23 de dezembro de 2021
Social

Olhe ao seu redor! Já reparou que tem muita gente precisando de ajuda?⠀

Saiba Mais 10 de agosto de 2021
Social

Dia Internacional do Rock (CINE & ROCK)

Saiba Mais 13 de julho de 2021
Social

Combate à Fome

Saiba Mais 8 de julho de 2021
Social

O frio chegou!

Saiba Mais 21 de junho de 2021
Data Especial Social

Junho Vermelho

Saiba Mais 7 de junho de 2021
Data Especial Social

#GeraçãoRestauração

Saiba Mais 5 de junho de 2021
Institucional Social

O inverno está chegando…

Saiba Mais 28 de maio de 2021
Institucional Social

Speed Go Solidário

Saiba Mais 15 de maio de 2021
Institucional Segurança Social

Maio Amarelo

Saiba Mais 6 de maio de 2021