News

Social

DICA da Comissão de Igualdade da Speed: você já ouviu falar no “Pacto de Promoção da Equidade Racial”?

Por admin em 15 de dezembro de 2022

DICA DA COMISSÃO DE IGUALDADE DA SPEED: você já ouviu falar no Pacto de Promoção da Equidade Racial?

Trata-se de uma iniciativa que propõe medir o grau de diversidade e igualdade nas empresas, por meio do Protocolo ESG Racial.

Nos dias 29 e 30 de novembro, o Pacto realizou em SP a 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial: um pacto pela equidade racial no Brasil, reunindo movimentos sociais e grandes lideranças do setor empresarial, como Adriana Barbosa (Preta Hub), Celso Athayde (Favela Holding), Vânia Neves (Vale), Jéssica de Paula (Gerdau) e Kwami Alfama (Tereos Starch & Sweeteners Brasil) para o lançamento do Índice ESG de Equidade Racial Mulheres Negras.

O Índice ESG de Equidade Racial (IEER) representa uma poderosa métrica para que as empresas brasileiras possam mensurar e estimular seu progresso na correção das desigualdades raciais dentro e fora das organizações, em prol não apenas do seu compromisso com a diversidade, mas de sua sustentabilidade econômica a médio e longo prazo.

A Conferência, gratuita, contou com painéis nos quais CEOs de grandes empresas, especialistas e lideranças discutiram experiências e atualizaram o público sobre a aplicação do protocolo ESG Racial, os impactos do racismo no Brasil e as soluções para o fim dessas estruturas culturais, sociais e econômicas.

Um dos dados compartilhados no evento foi o de que o salário médio de uma mulher negra no Brasil hoje equivale a 46% do ganho de homens brancos. Há 35 anos, em 1987, elas recebiam 33% do que era pago aos homens brancos, enquanto que no final da década seguinte, em 1998, esse percentual já havia saltado para 40% (PNAD; IBGE). Ou seja, apesar dos avanços, a valorização das mulheres negras no mercado de trabalho ainda está longe de ser uma realidade.

É por essa e outras razões que a Speed Work Transportes, por meio de sua Comissão de Igualdade, empenha-se em promover ações que valorizam a diversidade, a inclusão e uma cultura institucional antirracista, sempre em alinhamento com as discussões atuais no mundo corporativo.
Juntos somos mais fortes!